No momento, você está visualizando Entrevista com o vampiro, de Anne Rice

Entrevista com o vampiro, de Anne Rice

Anne Rice foi, sem dúvidas, uma das maiores autoras de romance gótico moderno de todos os tempos. Apesar de ter falecido em 2021, não é surpresa para ninguém que o legado que nos deixou ainda será motivo de inspiração para outros artistas (em especial escritores) que estão por vir e seu primeiro livro, Entrevista com o vampiro, é a principal e incontestável prova de seu potencial como escritora. A pedra angular da sua carreira artística e uma influência para o gênero do vampirismo.
Como o próprio título denuncia, a trama do livro se trata justamente de uma entrevista onde Louis Ponte du Lac, um dos vampiros mais queridos da saga Crônicas vampirescas, conta a história de sua imortalidade para um jovem jornalista de nome desconhecido.
Através do ponto de vista de Louis, sabemos a respeito da sua vida mortal como um proprietário de uma fazenda nos tempos da escravidão nos EUA, assim como a sua conversão em uma criatura das trevas nas mãos de Lestat de Lioncourt, outro dos vampiros favoritos da fan base da saga vampírica.
Conforme a progressão da leitura, é perceptível que a relação entre Louis e Lestat não é a das melhores, pois o seu criador não esconde seu gosto de tirar a vida de pessoas para se alimentar, enquanto o recém-vampiro ainda possui resquícios de um ser humano e evita, pelo menos no início, em se alimentar de humanos. Quando Cláudia surge e é transformada em vampira aos cinco anos, o clima que já era de discórdia começar a virar um barril de pólvora prestes a explodir.
Porém, não é apenas nessa relação tórrida que a trama do livro se foca, pois a história também tem personagens igualmente marcantes como o vampiro Armand, o eterno adolescente cuja beleza é equiparada á um anjo de Boticelli e também do odioso Santiago, que quem já leu Entrevista com o vampiro uma vez já se lembra de seus atos abomináveis.
Entrevista com o vampiro possui uma narrativa de uma beleza fenomenal e uma tradução impecável já que foi incumbida pela já saudosa Clarice Lispector e que certamente ainda atraí muitos fãs de história de vampiros por sua atmosfera densa e imersiva, apesar de ser um pouco lenta.

Deixe um comentário