No momento, você está visualizando Coração Satânico, de William Hjortsberg

Coração Satânico, de William Hjortsberg

“A verdade, Sr. Angel, é uma caça que pode nos iludir.”

Coração Satânico, conhecido pelo título original como Falling Angel, é um livro que foi escrito em 1978 por William Hjortsberg e segue aquela típica receita do bolo de qualquer história de gênero policial e noir, adicionando uma boa quantidade de elementos de horror. 

A princípio, eu não tinha tanto interesse a respeito da trama do livro. Porém, ao perceber do que a história realmente se trama, ainda mais pelos seus personagens, eu finalmente juntei animo para realizar essa leitura.

A história é contada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Harry Angel, um detetive particular que foi incumbido por uma pessoa misteriosa de classe alta para procurar um cantor igualmente enigmático. O magnata em questão se chama Louis Cyphre e ele pede ao protagonista para descobrir o paradeiro de Johnny Favourite, um vocalista de jazz que estava alcançando uma ascensão meteórica nos anos 40, mas que desapareceu durante o período da Segunda Guerra Mundial.

No entanto, o que era para ser uma simples procura de uma pessoa desparecida se transforma em uma verdadeira caçada desesperada para Harry Angel, pelo simples fato de que todas as pessoas envolvidas com Favourite de alguma maneira acabam morrendo depois de cruzarem o caminho do detetive, o que acaba fazendo com que ele se torne o principal suspeito de assassinato pelos outros policiais. Pra piorar, ele acaba descobrindo uma trama sombria e muito diabólica envolvendo rituais vodu e magia negra, que o levam a descobrir uma verdade estarrecedora não apenas ligada ao cantor misterioso como também do cliente que o contratou. 

Coração Satânico é considerado por todos como o melhor livro de William Hjortsberg, chegando ao ponto de ganhar uma adaptação nos cinemas na década de 80 dirigido pelo já falecido Alan Parker, tendo Mickey Rourke como Harry Angel e Robert De Niro como Louis Cyphre. Infelizmente, a adaptação não teve o reconhecimento que merecia pela crítica em geral.

Apesar de ser uma leitura um pouco arrastada, Coração Satânico é ao mesmo tempo uma história dinâmica, capaz de deixar o leitor entregue a essa trama sombria. É uma boa pedida para alguém que gosta de mistérios macabros com uma pitada de horror psicológico. 

Este post tem um comentário

  1. Maria Neves

    Parabéns adorei

Deixe um comentário