“Cubram os espelhos, o frágil morreu,
Mas deixando pra trás uma ruína sem estrelas!
Quebrem os espelhos,
Então ele jamais poderá ser chamado de volta do sagrado silêncio de sua abóbada assustadora…”
Dentre todas as bandas góticas que eu já ouvi na minha vida, nenhuma delas se compara com o talento quase que sobrenatural de Anna-Varney Cantodea com a sua banda Sopor Aeternus & The Ensemble of Shadows.
Pelo menos uma grande parte dos álbuns dessa cantora capturam de forma bastante fiel a atmosfera gótica que uma banda deve ter para atrair a atenção dos amantes das trevas. As letras de todas as suas músicas abordam muitas vezes a morte, como também a própria sexualidade de Anna-Varney.
Um dos motivos dessa banda ter o reconhecimento merecido na cena gótica é o simples fato de ter apenas a Cantodea como membro oficial. É apenas ela que compõe e canta as próprias músicas e isso já pode ser considerado um feito grandioso.
Outra coisa que contribui bastante para a popularidade dessa banda é justamente a própria Anna-Varney por ter uma vida e origens envoltos em um grande mistério. Não se sabe ao certo como ela vivia antes de criar a banda e muito menos se é realmente uma mulher ou um homem. Tudo o oque sabemos a respeito da banda é que tudo começou quando Anna frequentava a casa noturna Negativ, em Frankfurt. Foi ali que surgiu uma necessidade muito grande de dentro dela em renovar a cena musical. Pode-se dizer que foi ali mesmo que a banda Sopor Aeternus começava a tomar sua forma.
O álbum citado aqui, Dead Lover’s Sarabande (Face One), é um grande exemplo da maestria de Anna-Varney Cantodea em criar a atmosfera perfeita para qualquer música gótica e que possivelmente deu uma grande aula para outras bandas vindouras na época em que foi o disco foi lançado. Trazido a luz em 1999, esse disco conta a história sobre uma mulher em processo de luto pela perda do homem da sua vida. Cada música não apenas apresenta o processo dessa dor que a protagonista enfrenta, como também deixa claro que essa mesma protagonista ajudou o amado a cometer suicídio, pois não aguentava mais vê-lo sofrer bastante por causa de uma doença não mencionada. Anos mais tarde, a própria Anna-Varney confessou que o album foi dedicado ao já falecido Rozz Williams, vocalista da banda de deathrock Christian Death.
O álbum possui uma imersão muito boa e uma ambientação sombria e triste, porém não deixando de ser relaxante em alguns momentos. Todas as músicas são excelentes, mas aquelas que mais se destacam, pelo menos para mim, são as seguintes:
. “Hades “Pluton””
. “Sieh’, mein Geliebter, hier hab’ ich Gift” (Aqui, meu amor. Eu tenho o veneno)
. “The Sleeper” (Baseado no poema de Edgar Allan Poe)
. “Inschrift/Epitaph” (Inscrição/Epitáfio)
De forma geral, Dead Lover’s Sarabande(Face One) é um dos melhores álbuns de Sopor Aeternus & The Ensemble of Shadows e que eu considero um dos meus favoritos da banda. Apesar da sua atmosfera sombria, é um disco que pode ser ouvido em momentos de busca de alívio ao stress.