No momento, você está visualizando A revolução dos bichos, de George Orwell

A revolução dos bichos, de George Orwell

“Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros” 

Houve um momento em que o povo brasileiro não estava se importando muito com a situação política do próprio país. Antes da ascensão meteórica da internet, as únicas coisas que os brasileiros mais se preocupavam era sobre o futebol, diversão e sobreviver nesse mundo de cão que se tornou a nossa pátria. 

Ao mesmo tempo, havia uma pressão muito grande em cima de todos, principalmente nos mais jovens, para que todos tenham um interesse maior na política, especialmente para quem estava ocupando a cadeira de presidente. 

No entanto, com o advento da internet no nosso país, todos os brasileiros, sem exceção, puderam perceber de fato a verdadeira crise que estava se formando no solo brasileiro. 

Contudo, ao mesmo tempo em que a internet despertou vários de nossos compatriotas, ela também causou uma grande polarização envolvendo pessoas que brigam umas com as outras para defenderem seus políticos de estimação, causando assim uma atmosfera de discórdia e idolatria que está tirando o sono dos poucos brasileiros despertos que já perceberam que esse tipo de idolatria não dará bons resultados no futuro. 

“A revolução dos bichos”, de George Orwell, apesar de ser um clássico, consegue fazer uma perfeita alusão a situação política de nosso país. Escrito originalmente para ser uma sátira da União Soviética nos tempos da Guerra Fria, esse livro conta a história de um rancho onde os animais já estão fartos da opressão e exploração de seu dono, o fazendeiro Jones. 

Por causa do discurso do porco ancião Major antes de morrer, todos os animais presentes ficam mais motivados do que nunca a iniciarem uma rebelião contra o sistema opressor em que eles estão vivendo. 

De fato, essa rebelião enfim acontece. Com a expulsão do Sr. Jones da Granja dos Bichos, todos os animais comemoram o fato de que, enfim, eles alcançaram a liberdade que eles tanto almejavam. Eles finalmente poderiam trabalhar sabendo que tudo na Granja pertencia somente a eles. 

No entanto, o que era pra ser uma história que tinha tudo para ser um final feliz, vai aos poucos se transformando em uma trama amarga e terrivelmente realista nos dias atuais, pois Napoleão, o porco-líder que devia estar cuidando dos outros animais, se deixa levar pelo poder que possui, corrompendo-se no processo e deturpando a causa original da revolução, levando a Granja dos Bichos para uma bancarrota moral sem precedentes, muito pior no tempo do Sr. Jones. 

Por incrível que pareça, pude reconhecer vários elementos que estão presentes no mundo atual. A fome por poder, a idolatria política, a hipocrisia dos governantes, as contradições, os assassinatos de reputações, a gigantesca crise política e econômica e entre outros tópicos. 

“A revolução dos bichos” possui uma mensagem poderosa apesar da história curta e é um tapa na cara para aqueles que esperam um final feliz, pois é uma infeliz retratação da realidade de alguns países onde os governantes não se importam nem um pouco com o bem-estar de seu próprio povo. 

Este post tem um comentário

  1. Maria Neves

    Concordo com vc Lincoln os nossos governantes só se preocupam com eles e a panelinha deles

Deixe um comentário